sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Encontros com crianças em Leça da Palmeira e Montemor-o-Velho (PNL)


As crianças são o melhor do Mundo! Cada sorriso seu é um raio de luz que reacende a esperança num amanhã melhor.









 
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

XII Encontro de Literatura Infantil, UTAD, Chaves


Imagens do XII Encontro de Literatura Infantil, que decorreu no autitório do Polo da UTAD, em Chaves, no passado sábado (17 de novembro). Na sessão de abertura, tomaram assento na mesa: Alexandre Parafita (representante do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD), Fernando Fraga Azevedo (representante do Plano Nacional de Leitura), Armindo Mesquita (Presidente do OBLIJ), António Cabeleira (vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves).
Durante o Encontro, teve lugar o lançamento do livro A Magia do Mundo Lendário na Literatura Infantil. Esta obra, publicada pela Âncora Editora, é coordenada por Armindo Mesquita e reúne textos de 29 especialistas portugueses, brasileiros e espanhóis. O prefácio é de Fernando Pinto do Amaral (Comissário do PNL). Houve, por isso, ocasião para uma sessão de autógrafos colectiva pelos co-autores da obra, pois muitos deles estavam presentes. A ilustração é da autoria de Miguel Gabriel e foi retirada, com a autorização da Oficina do Livro, da obra de Literatura Infantil “O Tesouro dos Maruxinhos
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lançamento da obra "A Magia do Mundo Lendário na Literatura Infantil"


 (...) lançamento da obra "A Magia do Mundo Lendário na Literatura Infantil", publicada pela Âncora Editora, onde 30 especialistas de Portugal, Brasil e Espanha reflectem sobre esta literatura enquanto estimuladora, junto das crianças, do gosto pela leitura e pelo imenso património imaterial narrativo dos povos.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

XII Encontro de Literatura Infantil



Os contos de Grimm
há 200 anos nas bocas do mundo

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai assinalar, no próximo dia 17 de novembro, no auditório do Polo de Chaves, os 200 anos dos Contos de Grimm, com a realização do XII Encontro de Literatura Infantil dedicado à importância da obra dos irmãos Jacob e Wilhem Grimm até aos dias de hoje, passando por dezenas e dezenas de gerações em todo o mundo.

Subordinado ao tema “Os Contos de Grimm: 200 anos nas bocas do mundo”, o Encontro é organizado pelo Pólo da UTAD em Chaves em parceria com o Observatório da Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede de Universidades Leitoras, e nele são aguardadas intervenções de especialistas da Universidade anfitriã e também da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Bragança.
 
Publicados pela primeira vez em 1812, na Alemanha, sob o título Histórias das Crianças e do Lar, e com 51 narrativas da tradição oral, os contos de Grimm depressa se espalharam por todo o mundo, ganhando novas versões e redescobrindo outras. A importância e o sucesso da publicação dos seus contos tornou-se um grande incentivo para que outros recolectores em muitos países passassem a resgatar também as narrações orais que estavam escondidas na memória dos povos.

Neste XII Encontro de Literatura Infantil, de participação gratuita mas sujeita a inscrição, vai ter lugar igualmente o lançamento da obra A Magia do Mundo Lendário na Literatura Infantil, publicada pela Âncora Editora, onde 30 especialistas de Portugal, Brasil e Espanha reflectem sobre esta literatura enquanto estimuladora, junto das crianças, do gosto pela leitura e pelo imenso património imaterial narrativo dos povos.

 
Inscrições:
portelinha@utad.pt ; telm: 918421866;

Outras informações:
http://www.ielt.org/pagina/actividades?id=1069
 

domingo, 4 de novembro de 2012

Muitos contos dos irmãos Grimm eram conhecidos há mais de 200 anos em Portugal



«(...)
Trindade Coelho, autor natural do Mogadouro, no distrito de Bragança, ao tomar contacto com os contos de Grimm em francês, nos finais do século 19, tentou "naturalizá-los" portugueses porque já os conhecia nas suas versões primitivas. O objetivo era "restitui-los" à sua forma popular, tal como deixou escrito numa carta a um dos seus editores.

"Na verdade, ainda hoje, à margem dos textos escritos, os idosos de Trás-os-Montes reproduzem muitas dessas versões que passaram oralmente, de geração em geração, afetadas pelos processos de contaminação que a circulação oral sempre implica, mas com a particularidade de conterem motivos marcantes que retratam as vivências e inquietações dos meios rurais".
(...)»

Ler a notícia completa aqui:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=600536&tm=4&layout=121&visual=49