quinta-feira, 22 de março de 2012

Antropologia da Comunicação - lançamento na Biblioteca Municipal de V.Real

'
As formas de comunicação usadas pelas sociedades tradicionais, onde se incluem os rituais, as lendas, os mitos ou os romanceiros, estão agora no livro “Antropologia da Comunicação – ritos, mitos, mitologias”, de Alexandre Parafita, lançado esta semana pela Âncora Editora.
A sessão de lançamento vai ter lugar no próximo sábado (dia 24 de março), pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real, com apresentação de Carlos Nogueira, investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa.
Reconhecendo que o homem, desde há milénios, sempre buscou formas eficazes de comunicação, seja com os seus pares, seja com as entidades que interpela nas megadimensões do sobrenatural, esta obra apresenta abordagens pluridisciplinares que abrangem, para além da realidade complexa dos mass media, os mitos e seus ritos, os mistérios do mundo lendário, os rituais de iniciação e passagem, as crenças e superstições, as festas, as iconologias e as expressões da literatura oral tradicional.
Como fonte de pesquisa, é dada relevância ao património imaterial transmontano, através do seu teatro popular, ritos cristãos e pagãos, folclore obsceno, mitologia popular, simbologia sexual e diabólica em monumentos religiosos, lendas de mouros, lobisomens, trasgos e olharapos, entre outras manifestações.
A obra foi concebida para um público curioso e culto, sendo especialmente valiosa para alunos e professores em domínios como as Ciências da Comunicação, Antropologia Cultural, Etnografia e Literaturas.
Alexandre Parafita, doutor em Cultura Portuguesa e especialista em Património Cultural Imaterial, é professor no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e autor de várias dezenas de obras de investigação e de literatura infantil, muitas das quais integram o Plano Nacional de Leitura.