terça-feira, 1 de novembro de 2011

XI ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL - ORALIDADE, LEITURA, CULTURA... PELA VOZ DOS AVÓS

'
XI Encontro de Literatura Infantil em Chaves

UTAD quer ouvir… a voz dos avós

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD -Pólo de Chaves), conjuntamente com o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Red de Universidades Lectoras, vai realizar no próximo Sábado (dia 5 de Novembro), na Biblioteca Municipal de Chaves, o XI Encontro de Literatura Infantil subordinado ao tema “Oralidade, Leitura, Cultura… pela Voz dos Avós”, um evento que decorre em simultâneo com o II Seminário Internacional Competências de Leitura.
Com esta iniciativa, de entrada livre mas sujeita a inscrição prévia, pretende-se promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, professores, estudantes e demais interessados sobre temáticas de grande importância no contexto formativo das novas gerações. Estarão presentes o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Prof. Fernando Pinto do Amaral, o Coordenador da Red de Universidades Lectoras, Prof. Eloy Martos, entre outras entidades e especialistas, que abordarão temas ligados aos contos e lendas e à literatura tradicional como património cultural, ao diálogo intergeracional na literatura infantil, experiências portuguesas e brasileiras na promoção da leitura, relatos de experiências em bibliotecas municipais e escolares em Portugal e no Luxemburgo.
O evento será ainda enriquecido com o espaço “Narradores da memória”, que conta com a participação de narradoras ao vivo de Sendim (Tabuaço), Vilas Boas (Vila Flor) e Dadim (Chaves), enquanto intérpretes activas do riquíssimo património oral em risco de extinção.

Mais informações: http://www.utad.pt/pt/eventos/xi_enc_lit_infantil.pdf
'