quinta-feira, 30 de abril de 2009

X Encontro de Literatura Infantil na UTAD: Educar para uma cidadania ecológica

Na escola e na família, lugares privilegiados de socialização e aprendizagens, há valores, atitudes e comportamentos que importa introduzir e cultivar para a formação de uma verdadeira cidadania ecológica. A literatura infantil e infanto-juvenil, como poderoso instrumento de cultivo da cidadania e de construção do espírito criativo e crítico das futuras gerações, tem muitas respostas para esse apelo.
Esta é a preocupação central do X Encontro de Literatura Infantil, subordinado ao tema “Ecologia e cidadania: leituras e descobertas”, marcado para os próximos dias 15 e 16 de Maio, na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), organizado por esta instituição, conjuntamente com o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e o Governo Civil de Vila Real.
Com esta iniciativa, pretendem, assim, os organizadores promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, professores, educadores, animadores, pedagogos, autores e outros agentes, sobre como despertar, pelos desafios e descoberta das leituras, uma mentalidade saudável e construtiva em relação ao ambiente e à natureza.
O primeiro dia será ocupado com actividades lúdicas dirigidas às escolas e jardins de infância, realçando-se visitas guiadas à feira do livro com animação pelos alunos do Curso de Teatro e Artes Performativas da UTAD e exibições teatrais de temática ecológica oferecidas às crianças e jovens pelo serviço educativo da FILANDORRA – Teatro do Nordeste.
No dia seguinte, haverá uma jornada de reflexão e debate que abrirá com uma palestra pelo escritor e poeta Fernando Pinto do Amaral (catedrático da Universidade de Lisboa e Coordenador do Concurso Nacional de Leitura), a que seguirão intervenções de especialistas e professores da UTAD, Universidade de Évora, Escolas Superiores de Educação de Viana do Castelo e de Bragança e Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral de Vila Real.
A importância deste Encontro e da sua temática nos novos modelos de formação de professores, permitiu que a acção esteja creditado pelo CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA para os Professores dos Grupos 100, 110, 210, 220, 300, 320 e 330.

Para mais informações: